março 21, 2017

|Mindfulness| - Be. Here. Now.

O conceito de mindfulness, cuja origem está nas práticas orientais de meditação, advém do Budismo e a partir dos anos 90, passou a fazer parte das terapias comportamentais contextualistas estabelecendo-se como uma característica central destas.

O mindfulness é a tradução inglesa do termo ― Sati (em Pali, língua original de Buda), que significa recordar, consciência, intencionalidade da mente, mente vigilante, atenção plena, alerta, mente lúcida, e auto-consciência.

Este conceito está relacionado com qualidades particulares de atenção e consciência, que podem ser cultivadas e desenvolvidas através da meditação.

Queres saber mais sobre Mindfulness???

Vem daí!


Mindfulness
Nos últimos tempos, o termo Mindfulness apareceu nas revistas, jornais, livros, etc. E consequentemente decidi aprofundar um pouco mais sobre o tema com o objectivo de promover o meu bem-estar.

O Mindfulness consiste em focar a atenção no momento presente com um determinado propósito e sem julgar, quer os fenómenos que surgem na consciência individual durante a prática do mindfulness, quer as percepções, cognições, emoções ou sensações, são observadas cuidadosamente mas não são avaliadas como boas ou más, verdadeiras ou falsas, saudáveis ou doentes, importantes ou triviais.

E aqui está um video, que explica muito bem este conceito. Vale muito a pena assistirem.



Partilho com vocês uma palestra muito interessante que aborda o tema em mais profundidade.



E tu, praticas Mindfulness??

Já conhecias?

Partilha a tua história aqui!

E se gostas-te desta publicação, partilha com os teus amigos!

Mindfulness

Enviar um comentário