junho 02, 2020

Omotenashi: A Hospitalidade que vem da Alma

Omotenashi é uma filosofia de vida Japonesa que surgiu na cerimonia do chá e vai muito além da educação e hospitalidade que estamos habituados.
E é por este motivo que o Japão é reconhecido em todo o mundo como um País gentil e muito bem educado!


Omotenashi vem de dentro das pessoas e é algo enraizado na cultura dos japoneses.

Omotenashi é o ato de servir bem, de querer agradar, antecipar as necessidades dos outros, tudo isto sem esperar nada em troca. Tudo é feito de coração e sem segundas intenções onde não existe distinção entre anfitrião e hospede ou empregado cliente em que ambos devem ser tratados de igual para igual e com respeito mutuo.

Para podermos entender este conceito e modo de estar é sem dúvida necessário vivência-lo pois ele está em toda a parte no Japão! Mas, como o japão não está ali ao virar da esquina, escolhi um video que retrata um pouco desta cultura e filosofia de vida dos Japoneses.

Ora Vejam!




Actualmente e devido à Pandemia, um pouco por toda a parte do mundo, tivemos a oportunidade de ver e adoptar este modo de ser e estar. Muitos esforçam-se e continuam na linha da frente com coragem e dedicação pelo próximo e é sem dúvida um dos melhores ensinamentos que 2020 nos possibilitou.

Já conhecias esta filosofia?

O que achas-te?

Enviar um comentário