janeiro 24, 2016

Os Alimentos, a Saúde e a Doença - O Preço das nossas escolhas - Parte 2

Hello... Hello...

Hoje trago-vos mais um artigo sobre alimentação saudável para dar continuidade à rubrica "Os Alimentos, a Saúde e a Doença!

Algumas considerações prévias que toda a gente diz que sabe... mas parece que não as põe em prática!



A água

O corpo humano é constituído por cerca de 65% de água, e diariamente o nosso organismo perde cerca de 2 litros da mesma, e é nosso dever através da alimentação repor esse nutriente essencial à vida...
Daí a importância de beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, evitando que isso seja feito em conjunto com as refeições, uma vez que, retarda a digestão.

O Vegetarianismo

Vários estudos comprovam que uma alimentação vegetariana em conjunto com produtos naturais, o homem vive mais anos e em melhor estado de saúde!
O regime vegetariano pode dividir-se em três grupos:

  1. Vegetarianos totais ou vegan - cuja alimentação é apenas de produtos de origem vegetal;
  2. Lacto-Vegetarianos - consomem os produtos vegetais, utilizam leite e derivados, e mel;
  3. Ovo-lacto-vegetarianos - consomem produtos vegetais, lácteos e ovos.

Um pensamento clássico de uma grande parte da sociedade, é que um Vegetariano não come nada, ou se come, é só alfaces!!!

Curiosidade: Na Índia cerca de 80% da população é vegetariana e a incidência do cancro do intestino grosso é muito mais baixa do que no resto do mundo ocidental.



Os fritos!

Se os animais comessem alimentos fritos adoeceriam facilmente e morreriam de diferentes distúrbios orgânicos. 
Este método de confecção não é saudável e quanto mais o usamos, mais nos afastamos do regime original e pagamos bem caro o preço do paladar errado! O colesterol é sem dúvida, um dos problemas relacionados ao consumo excessivo de fritos.


Alimentos que não devemos esquecer

Alho
O «antibiótico» natural mais potente e quando usado em cru mais resultados positivos se pode obter.
Muito usado na medicina natural e é extremamente eficaz na prevenção de infecções, cancro, diabetes, hipertensão, etc.



Limão
Merece destaque de todos os outros citrinos devido às suas propriedades em aumentar as defesas do organismo, especialmente no combate a gripes e inflamações das vias respiratórias. Para além disso, o limão é benéfico no combate ao ácido úrico, ajuda no emagrecimento, protege as células, pois é um fruto antioxidante e facilita a digestão e regula a absorção dos açucares pela presença de fibras solúveis, como a pectina.




Levedura de cerveja
É de extrema necessidade aos que praticam uma alimentação vegetariana, dada a necessidade de vitamina B12; para além disso pode-se também utilizar como tempero em saladas e outros pratos.



Soja
Hoje em dia, podemos encontrar soja de diversas formas no mercado, sendo este um dos alimentos mais completos que se conhece, sendo até mais rica em proteínas do a carne.



Espero que tenham gostado do artigo!
Não se esqueçam de fazer boas escolhas em prol da vossa saúde :)


Enviar um comentário