fevereiro 09, 2017

Artesanato Como Forma de |Terapia|

"Todas as artes contribuem para a maior de todas elas, a arte de viver" 
Brecht


Artesanato
Sempre gostei de inventar, criar, imaginar, recortar, colar... Foi então que surgiu o Artesanato na minha vida!

Recentemente senti a necessidade de ocupar o meu tempo livre com algo que me fizesse sentir bem mas, sobretudo que me fizesse deixar de pensar de forma negativa e prejudicial à minha saúde mental.

A ansiedade, o medo, o stress do desemprego e das escolhas que tomei, invadiram-me de uma forma quase incontrolável.
É tão fácil cair numa depressão... cair num buraco onde não conseguimos ver uma luz que nos guie... 

Foi então que descobri a arte de trabalhar com várias técnicas e materiais nomeadamente, EVA e FIMO. 

Surgiu também a ideia de trabalhar com artes gráficas criando convites para eventos especiais entre outras coisas.
Criei a CRISTINNA. Um projecto que adoro, acredito e trabalho com o coração. 


Terapia

Terapia

Mais tarde, decidi começar a criar alguns trabalhos em EVA, para complementar a minha oferta mais concretamente na realização de lembranças para aniversários de meninas e meninos e brindes. 

O EVA é uma espécie de borracha, muito utilizado nas industrias de calçado sendo que hoje em dia, muitos professores trabalham com este material por ser de fácil manuseamento., flexibilidade, versatilidade e resistente. 

Terapia

Convite de Batizado em formato fralda de bebe feito em EVA


Terapia

Um porta moedas para lembrancinha de aniversário com laço feito em EVA.


Terapia

Um porta retratos para oferecer no dia dos namorados feito em EVA

Existe uma aplicabilidade infinita no que concerne ao trabalho em EVA.

Mas, agora, vou apresentar-vos outros trabalhos realizados em FIMO. O FIMO é uma massa polímera muito usada na área da modelagem que depois de cozido a várias temperaturas num vulgar forno de cozinha se torna duro e resistente. Este material é muito usado na criação de bijutarias, porta-chaves, pequenas peças de decoração, etc. 

Este material não é tão flexível quanto o EVA pois é necessário um pouco mais de destreza mas, acredito que todos conseguirão criar uma peça única nesta arte. 

Terapia

Porta-chaves feitas em FIMO

O artesanato é para mim, uma terapia ao mesmo tempo que encontrei nele, uma forma de rendimento extra.

A prática de trabalhos manuais oferece diversos factores que aumentam a auto-estima e melhoram o estado emocional por completo. Costurar, bordar, pintar e recortar são formas de relaxar e aliviar o stress do dia a dia, ou então de um evento traumático.

A produção estimula a concentração, a criatividade e o desenvolvimento de outras habilidades, a partir da aprendizagem de algo novo.

Espero que tenham gostado e visitem o meu álbum no Facebook AQUI onde estou a construir aos poucos o meu portefólio de trabalhos.

Espero que vos tenha inspirado de alguma forma sendo que, o mais importante é nos sentirmos bem e com a mente saudável.

Enviar um comentário