abril 12, 2016

O que sentem as mulheres quando se maquilham?

O que sentem as mulheres quando se maquilham comparativamente às que não o fazem?





Na sociedade actual, o rosto é considerado como suporte da identidade sendo que, todas as praticas que visam o seu embelezamento se multiplicam. Vários estudos demonstram que a beleza facial tem um impacto considerável e um papel primordial sobre a percepção do individuo. As experiências indicam que o facto de ser bonito ou feio (fruto da nossa sociedade preconceituosa) influencia inconscientemente as nossas atitudes, sentimentos e pensamentos. As consequências originadas pelo "status" instrumental, obtido pela aparência facial, que ergue à posição de qualificadora ou desqualificadora dos sujeitos, conduzem-nos à reflexão de como a exigência estética que envolve o dia-a-dia dos grandes centros urbanos, influência na construção das identidades das populações submetidas a tal pressão.

Muitas mulheres que se maquilham diariamente, o desconforto sentido perante a beleza facial natural foi abordado em 1993 por Fabricant e Gould, que consideram que estas tendem a ver o seu verdadeiro Eu no seu rosto maquilhado. O efeito transformador da maquilhagem foi mencionado em estudos relatando os efeitos psicológicos e sociais da utilização da cosmética. Foi assim demonstrado que as mulheres que se maquilham eram consideradas aparentemente mais saudáveis, confiantes e bem-sucedidas contrastando com as que não se maquilhavam. Compreende-se assim que a utilização dos cosméticos está indubitavelmente associada a maior facilidade nas iterações sociais positivas, resultando ou sendo resultante, da explicação do bem-estar motivado por uma elevada auto-confiança.

O que sinto quando me maquilho?
Sinto-me bem... é uma espécie de terapia... sinto-me mais confiante para enfrentar o mundo! Eu sei e sinto que a aparência facial tem uma grande importância na complexa máquina da identidade pessoal e a nossa imagem tem um papel pertinente em todos os períodos do nosso desenvolvimento.
No entanto, não vivo obcecada em conquistar a perfeição... aceito todas as minhas imperfeições... tento corrigi-las e melhora-las... mas não tenho vergonha da minha pele natural... aceito-me bem, a nossa sociedade é que não! Problema deles... e não meu! A diferença é que quando estou maquilhada, recebo elogios e quando estou de cara lavada sou completamente ignorada ou levo com comentários do tipo: estás doente? dormis-te bem? Infelizmente a nossa sociedade é mesmo assim... e nós podemos escolher: adaptamo-nos ou não! aceitamos ou não!


O que sentes quando te maquilhas?

Gostaria imenso de saber a vossa opinião pessoal sobre este tema!


Enviar um comentário